Continuando a série de posts especiais para a semana do aniversário de lançamento do Windows 7, depois de já termos falado sobre a história do Windows 3.x, Windows 95 e Windows 98, é chegada a vez da quinta geração do sistema operacional, o Windows XP.

Windows XP

Em 2001, a Microsoft lançou o Windows XP, que se tornou em pouco tempo o sistema operacional mais utilizado da história. De acordo com estatísticas da IDC, em Janeiro de 2006 mais 400 milhões de cópias estavam em uso ao redor do mundo. Em Dezembro de 2006, a participação de mercado do Windows XP tinha chegado a 86%.

O “XP” no Windows XP significa “eXPeriência”, palavra que simboliza as mudanças e inovações que o sistema trouxe ao mercado. Com o Windows XP, os usuários domésticos podem trabalhar e desfrutar de músicas, filmes, mensagens e fotos em seu computador, enquanto os usuários corporativos podem trabalhar melhor e mais rápido, graças à nova tecnologia de suporte técnico, uma nova interface de usuário, e muitas outras melhorias que podem torná-lo mais fácil de usar para uma ampla gama de tarefas.

O Windows XP trouxe muitas novidades, como:

  • Sequências rápidas de iniciação e hibernação;
  • Capacidade de desconectar um dispositivo externo sem a necessidade de reiniciar o computador;
  • Habilidade de alternar contas de usuários sem fechar os arquivos abertos neles;
  • Clear Type: um mecanismo para dar realce e sombras a um texto, especificamente adotado para monitores de LCD;
  • Funcionalidade da Assistência Remota, com a permissão de usuários se conectarem ao seu XP pela internet;
  • Suporte para rede DSL e Wireless.

A interface do sistema foi mais uma vez redesenhada e ficou mais amigável e intuitiva. No Menu Iniciar, era possível fixar os programas mais utilizados. Novas camadas de efeitos para o desktop foram criadas e a Barra de Tarefas podia ser travada para prevenir desconfigurações.

Em junho de 2008 as vendas do Windows XP foram encerradas, mas o sistema continua sendo ainda muito utilizado, apesar de não contar com tecnologias mais modernas como seus sucessores.

Amanhã, não deixe de conferir a história do Windows Vista por aqui.

Gostou desse post? Então confira também nosso Twitter e nossa página no Facebook.