A História do Windows: Windows Vista

A História do Windows: Windows Vista

  • Comments 4
  • Likes

No dia 31 de Janeiro de 2007, a Microsoft lançou o Windows Vista, com centenas de novidades e novos recursos, melhorias na interface e na segurança. O Windows Vista foi a última versão a anteceder o Windows 7, que completa amanhã 1 ano do seu lançamento.

Depois de já termos passado pela história do Windows 3.X, Windows 95, Windows 98 e Windows XP, veremos hoje um pouco mais sobre a história do Windows Vista e os avanços tecnológicos possíveis graças a ele.

Windows Vista

O Windows Vista trouxe centenas de alterações e novas funcionalidades. A sexta geração do sistema teve sua interface gráfica redesenhada e introduziu o Aero, o estilo visual que combina a aparência de janelas leves e translúcidas com poderosos avanços gráficos.

As atualizações do sistema também ficaram mais simples e ágeis com um novo painel de atualizações do Windows Update, funcionando de forma independente do browser, como acontecia nas versões anteriores.

Multimídia

O Windows Vista introduziu o Windows Media Center, uma aplicação que reúne diversos tipos de mídia executáveis em um computador em um só lugar. Na mesma aplicação é possível assistir à TV em tempo real (com uma placa de captura), assistir aos filmes em DVD, ouvir as músicas em MP3 - WMA e outros formatos, assistir aos vídeos e clipes em WMV, AVI, DivX entre outros, realizar um Slideshow com fotos e imagens e ainda consultar mídia on-line.

Quanto aos jogos, os clássicos como Paciência, Campo Minado e Copas tiveram pela primeira vez desde o Windows 3.1 mudanças sensíveis, com novos efeitos gráficos e sons. O DirectX 10 também proporcionou uma nova versão da coleção de APIs para o desempenho gráfico e sonoro das aplicações e jogos de computador.

Readyboost

A tecnologia Readyboost introduzida no Windows Vista permite utilizar dispositivos de memória flash como pendrives, MP3 Players, cartões de memória e afins como uma cache de disco para o PC. Memória extra, sem a necessidade de abrir seu computador ou comprar mais memória RAM.

Windows Media Player 11

A nova versão do WMP para o Windows Vista trouxe suporte nativo a vídeo de alta definição, uma forma diferente de busca de músicas na Biblioteca de Multimídia, entre outras mudanças.

Segurança

O Windows Vista foi concebido para ser a versão mais segura do Windows já lançada. Com novas funções de segurança como o Windows Defender, um software anti-spyware que ajuda a evitar a perda de desempenho do computador, a perda de privacidade e pop-ups de anúncios indesejados causados por spyware e outros softwares potencialmente indesejados.

O Windows Vista também conta com a Central de Segurança do Windows, que notifica e ajuda o usuário a tomar a medida correta para corrigir um problema quando seu software de segurança está desatualizado ou suas configurações de segurança estão potencialmente inseguras.

O Windows Vista foi o sistema que introduziu muitas das melhorias aproveitadas e aperfeiçoadas no Windows 7, que completa um ano amanhã.

Portanto, amanhã, não deixe de conferir a história do Windows 7 por aqui!

Gostou desse post? Então confira também nosso Twitter e nossa página no Facebook.

4 Comments
You must be logged in to comment. Sign in or Join Now
  • unica coisa que não gostei no 7 é que  raparam um mote de coisa

    1- o game tinker e o inkball por que tiraram?

    2- ultimate extras, dream scene por que tiraram?

    3- no vista tinha o home premium e o ultimate que vinha com o media center já no 7 todos a partir do home premium e até o enterprise que não tem utilidade em empresas

    4- windows media player 12 interface nada a ver

  • usei o windows vista durante 3 anos e eu nunca precisei formatar por causa de virus ou bugs e pela minha experiencia com o vista eu digo que ele é muito bom e digo mais que foi o melhor windows que já usei e pra que diga que o tal Experience Mojave foi uma farça eu digo o seguinte que eu fiz com meu irmão a mesma coisa pois ele só ouvia falar mal do vista que era lento e tal ai um belo dia ele cançado de formatar o pc com o xp a cada 6 meses testou o vista 64 e achou muito bom e hoje quando perguntam sobre o vista ele diz que não é ruim como diziam pois durou quase 4 anos sem formatar onde o xp durava 6 meses. O vista não é um sucessor do windows xp pois o próprio tio bill disse que o vista era um NOVO WINDOWS ou seja uma nova era pois passou a ser um windows mais seguro, com mais compatibilidade para crescer no futuro e hoje temos o Windows 8 que é uma evolução a partir do vista pois hoje eu digo que o vista não foi um mal sistema mas uma nova receita melhorada da anterior onde que a primeira fornada saiu um pouco queimado mas aos poucos foi ficando cada vez melhor no sabor ai é que entra o 7 e o 8 pois cada vez fica melhor

  • Gabriel Camuso, se o computador era antigo, não dava pra exigir grande compatibilidade. O Vista foi um S.O bom, reconhecia muitos periféricos de cara, era bastante estável, no entanto ele exigia demais dos computadores para época, precisava de um PC muito bom para rodar bem ele.

    Durante os ~6 meses que eu usei ele não tive nenhum problema, sempre funcionou muito bem. Mas obviamente que quando eu tive acesso ao Windows 7 (lá pra Agosto de 2009, pelo MSDNAA) não pensei duas vezes e o instalei, pois trouxe melhorias visuais, uma leve melhora no desempenho (em 2009 qualquer máquina vendida conseguia rodar o Win7 sem problemas), mas principalmente melhorias na usabilidade.

  • Tenho um amigo que colocou o windows vista no computador usado para ouvir musica e ver videos em HD dele, sendo o vista o primeiro sistema do mesmo computador. Ele sofreu por problemas de incompatibilidades, demasiados avisos e diversos erros no sistema. Ele trocou para o windows XP que até hoje roda muito bem. Infelizmente o VISTA não foi um bom sistema. O Windows 7 de fato foi o que melhorou a imagem da Microsoft, e é o melhor atualmente.