Vamos aprender a fazer uma das atividades mais simples que o software multimídia Windows Media Player tem a oferecer: gravar músicas ou vídeos em mídias ópticas como CDs e DVDs.

Aqui vamos gravar em um DVD comum uma série de arquivos de áudio no formato MP3. E caso queira gravar vídeos, o processo é o mesmo, ok?



Com a mídia virgem já inserida na gaveta do drive de seu computador, abra o Windows Media Player. No lado esquerdo, vai aparecer o item "Disco vazio". 



À direita, clique na aba "Gravar". Abaixo está a lista onde os arquivos serão adicionados.




É hora de escolher quais músicas farão parte da sua seleção. À esquerda, clique em "Músicas" para ver todo o seu acervo em ordem alfabética. Se clicar em "Artistas", as canções serão agrupadas de acordo com o nome do intérprete. Já em "Álbum", ocorrerá o mesmo, só que pelo nome do álbum do artista.



Agora é só ir arrastando os arquivos desejados para a lista de gravação. Dica: se você mantiver a tecla Ctrl pressionada, poderá selecionar mais de uma música de uma só vez. E se selecionar um arquivo, segurar a tecla Shift e depois clicar em outro arquivo da sua lista de músicas, verá que todos os arquivos entre elas também serão selecionados. Isso otimiza bastante o trabalho de selecionar mais de um arquivo, não é?



Tudo escolhido? Então é só clicar em "Iniciar gravação", botãozinho discreto que fica lá no alto da aba "Gravar". Mas lembre-se que um DVD é capaz de armazenar, em média, mais de 200 arquivos de música, ok? Depois que ele for gravado, não vai dar para reabri-lo para aproveitar o espaço restante.


Se tudo deu certo, você agora é dono de um DVD com os melhores sucessos de todos os tempos da última semana que estavam gravados no seu disco rígido! Parabéns!