Semana passada, publicamos neste digníssimo Blog uma introdução ao aplicativo mais blogueiro da família Windows Live, o Writer, quando buscamos ensinar a criar uma conta no Wordpress e a publicar um post básico por meio do programa (procure seguir os passos desse post antes de fazer o que vamos ensinar aqui, tá bom?).


A partir de hoje, vamos ver como funcionam as ferramentas mais básicas que esse software simples e poderoso oferece. Para começar, mostraremos como se troca o tema do blog, ok?

 


Clique no botão Iniciar e comece a digitar a palavra “writer” e repare que, à medida que digita, os primeiros resultados já começam a ser apresentados. Viu o ícone do Windows Live Writer? Então clique nele. Se não encontrou, provavelmente você ainda não o tem instalado. Baixe-o gratuitamente, instale-o e vá em frente.

 


Lá no alto do Writer há três abas; clique em “Conta de Blog”. Ao pressionar o botão “Tema do blog”, repare que a formatação da área de postagem muda. Isso ocorre porque você está ativando e desativando a visualização do tema do blog. Quando você desativa, pode ficar mais fácil para escrever, pois nenhum outro elemento vai tirar a sua atenção do texto. Por outro lado, há quem prefira escrever vendo o tema para ter mais noção de como ele vai ficar quando for publicado. Mas não falemos disso agora; Melhor deixar esse assunto para outro post, ok? Vamos focar na mudança de tema!

 


Um pouco abaixo da linha de abas estão as opções básicas de configuração do blog. Na listinha do meio, clique no item “Dashboard”, que é Painel de Controle, em inglês. Clicando nele, o Internet Explorer se abrirá na...

 


... página de configuração do blog na internet! Digite o login que você criou (com a ajuda do post que já publicamos sobre o assunto) para entrar no Dashboard do seu blog. No canto inferior esquerdo há a opção “Aparência”. Clique nela.

 


Aqui você encontra a galeria de temas que o Wordpress oferece gratuitamente. Agora o negócio é percorrer as listas, seja por ordem alfabética (A-Z), popularidade (Populares), novidade (Recently Added) e por aí vai. Solte a imaginação e escolha um belo tema para chamar de seu (vamos usar o tema “Dark Wood” como exemplo). Encontrou? Então é só clicar no botão “Ativar” e pronto. Pode até minimizar o IE ou mesmo fechá-lo.

 


Volte ao Writer e clique no botão “Atualizar tema”. Quando surgir uma janela perguntando se quer baixar o tema, responda “Sim”. Assim, você poderá conferir com que cara o seu post ficará (lembra o que falamos no passo 2? Então, é isso!).

 


E pronto, seu tema foi modificado com sucesso! Você acaba de fazer uma das configurações mais básicas que o Windows Live Writer possui. Mas há ainda muito o que explorar nesse programa esperto e – o que é melhor – absolutamente de graça!

 

Vamos aproveitar este espaço para propor um momento de interação: o que gostariam de aprender no Windows Live Writer? Dicas de edição de texto? Como “subir” fotos e diagramá-las? Criar um álbum de fotos dentro do seu blog? Como postar vídeos?

Agora é com você! Mande suas sugestões por meio de nossos canais sociais no Facebook e Twitter e nos ajude a tornar nosso Blog ainda mais rico e interessante!