E não é que o  “ciclo de vida” do Windows Vista Service Pack 1 chegará ao fim em breve (para entender melhor o ciclo de vida de um produto Microsoft, clique aqui)? Os usuários terão de optar, até o próximo dia 12 de julho, por baixar o pacote de correções SP2 – e assim ganharem mais um ano de sobrevida, já que o suporte a ele também será encerrado só em 2012 – ou migrarem de vez para a versão doméstica mais moderna, estável, completa e segura do mercado, o Windows 7 Home Premium, versão doméstica do Windows que oferece inúmeras vantagens ao usuário. E caso já queira adquirir, nossa loja oficial está a um clique de distância.

Para saber se o seu Vista já está com o SP2 é muito fácil. Clique no botão Iniciar e depois clique com o botão direito em Computador e, em seguida, clique em Propriedades. Se Service Pack 2 estiver listado na seção Edição do Windows, isso quer dizer que o SP2 já foi instalado pelo Windows Update e você pode ficar sossegado por pelo menos mais um ano. Mas se você quiser, pode aproveitar a deixa para migrar para o Windows 7 e usufruir de todos os seus recursos.

A evolução dos computadores e da própria internet, infelizmente, foi acompanhada pelos crackers, como são chamados os criminosos virtuais, seus vírus cibernéticos e sites maliciosos. Por isso, é mais que recomendável que se tenha instalado no computador o sistema operacional mais atualizado possível para evitar a contaminação da máquina, o que pode resultar no roubo de dados pessoais porventura armazenados no equipamento, como senhas e números de cartões de crédito, por exemplo.

É bom que se diga que a atualização de sua cópia original do Windows Vista SP1 para a SP2 pode ser feita gratuitamente. E esse processo pode ser feito com facilidade, ainda mais tendo à mão este site especialmente desenvolvido pela Microsoft sobre o assunto. Afinal, ao manter uma versão não suportada do Windows, o usuário abre mão da segurança de seus dados e da integridade do sistema do seu computador, já que ele deixa de receber atualizações por meio do Windows Update, o que inclui correções que tornam o Windows ainda mais confiável e atualizações de segurança que servem para blindar a máquina contra ataques de vírus, spywares e outros softwares mal-intencionados.