Demorou, mas valeu a pena a espera: finalmente a mais recente versão do Windows para smartphones foi lançada em terras brasileiras. Batizado de "Mango", o sistema operacional móvel Windows Phone (site em inglês) tem como missão trazer uma experiência mais inteligente e fácil para os consumidores. Kevin Turner, COO (Chief Operating Officer) da Microsoft, veio especialmente para o país fazer juntamente com o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy (foto ao lado), não só este anúncio: a outra novidade é que será criado em Campinas, no interior de São Paulo, o primeiro Centro de Excelência Windows Phone do mundo, fruto da parceria que firmou com o Instituto Eldorado.

 

Dentro em breve, quem já comprou um aparelho com Windows Phone 7 no exterior, poderá atualizá-lo para a versão em português do "Mango" gratuitamente. E, até o final deste ano, os primeiros smatphones novos com a plataforma chegarão às lojas daqui. E a expectativa por parte da Microsoft não poderia ser melhor. "O futuro do Windows Phone está no Brasil. O mercado de telefones do Brasil irá crescer exponencialmente nos próximos cinco anos e vamos trabalhar com os consumidores, parceiros, operadores de telefonia celular e desenvolvedores para ajudá-los a aproveitar todas as oportunidades que esse crescimento irá proporcionar", afirmou Kevin Turner. Analistas ligados a diversas consultorias de mercado têm postulado que, até 2015, o Brasil será o quinto maior mercado de celulares do mundo - coincidentemente o ano em que se espera que o Windows Phone se firmará como a segunda plataforma móvel mais importante do mercado mundial.

 

A interface de usuário do "Mango" é baseada no conceito de Blocos Dinâmicos ou Tiles (azulejos, em tradução livre). Cada um desses blocos agrupa diferentes tipos de aplicações como agenda de contatos (seja os que estão no telefone ou em redes sociais com o Facebook e LinkedIn), conversas, games com integração à plataforma on-line Xbox Live e muito mais. Algumas das novidades do "Mango": câmera com reconhecimento facial (o que facilita a publicação de fotos nas redes sociais, já que ela é postada no perfil do usuário com a marcação correta), a presença da versão móvel do Internet Explorer 9 com as mesmas funções da versão para PC como compatibilidade com o padrão web HTML5 e gráficos acelerados por hardware, sistema intuitivo para alternar entre vários aplicativos abertos - um genuíno sistema multitarefa que consegue lidar com até seis aplicativos abertos, mas dificilmente você abrirá tantos assim na hora do vamos ver.

 

Desde o lançamento da primeira versão do Windows Phone em outubro de 2010, já foram publicados 17 mil aplicativos para essa plataforma na loja oficial de aplicativos Marketplace, ainda só em inglês. Mas isso deve mudar em breve, já que o kit de desenvolvimento de softwares para o Windows Phone "Mango" estará liberado para download para os desenvolvedores brasileiros até a tarde do dia 25/05 no site da Microsoft.

 

Nem é bom ficar falando muito, pois não tem a mínima graça descrever um produto sem antes colocar as mãos nele. Por isso, já deixamos aqui uma promessa: ainda esta semana, publicaremos aqui uma resenha completa com um Windows Phone, ok? Fiquem ligados!