Como mudar o idioma do Windows 7?

Como mudar o idioma do Windows 7?

  • Comments 3
  • Likes

Entra ano, sai ano, fóruns de informática de Norte a Sul do Brasil, além de nossos canais sociais no Twitter e Facebook, recebem frequentemente uma pergunta que não quer calar: tem como alterar o idioma do Windows 7? 
 
A razão para a recorrência dessa dúvida é a ainda imensa quantidade de pessoas que compram computadores no exterior, principalmente nos EUA, país onde os preços dos eletrônicos são mais camaradas do que os praticados pelas lojas daqui – culpa principalmente dos custos altos de produção, distribuição e de importação de alguns componentes que não são fabricados localmente, itens que inflacionam o famigerado “custo Brasil”.

Embora esse cenário tenda a mudar para melhor no médio prazo, muitos ainda aproveitam a ida de um parente, amigo ou dele mesmo para o exterior para poder gastar menos em um computador. O lado ruim dessa história é se o usuário não dominar o idioma nativo da cópia do Windows 7 instalada na máquina. Como alterá-lo para o português brasileiro?

Bom, caso a versão do Windows 7 em questão seja a Home Premium, Professional, Starter ou Basic (compare todas as versões do Windows 7), o jeito será comprar uma nova cópia em português na loja oficial da Microsoft ou no estabelecimento de sua confiança. Dependendo do preço que pagou pelo computador lá “na gringa”, pode até compensar a aquisição de uma cópia legítima do Windows 7 quando comparado com o preço do equipamento equivalente vendido por aqui.

Mas e se o aparelho foi adquirido nos EUA? Como será possível digitar palavras acentuadas ou mesmo nosso exclusivo caractere “ç”? Caso tenha comprado um computador de mesa, é só comprar um teclado no padrão ABNT2 e instalar o Windows 7 brasileiro, pois ele já vem pré-configurado para esse idioma (ou layout para os mais técnicos). Mas se você comprou um notebook, embora seja um pouco trabalhoso, trocar o idioma do teclado é fácil. Basta clicar em Painel de Controle, depois em Relógio, Idioma e Região, Alterar os teclados ou outros métodos de entrada e, na aba Teclados e Idiomas, clicar no botão Alterar teclados (como na foto à direita). 

A janela que se abrir já estará na aba Geral. Clique no botão Adicionar..., do lado direito da listagem de idiomas, e procure por “Inglês Estados Unidos”. Reparou que há um quadradinho com um sinal de mais do lado esquerdo? Clique nele para expandir a árvore de opções. Na lista abaixo selecione o quadrado “Estados Unidos Internacional” (foto à esquerda). Desta forma, você poderá digitar a letra “Ç” com a combinação “´” (acento agudo) e a letra “C”. Isso mesmo, basta acentuar a letra “C” para que ela saia “Ç”. O restante das acentuações também deverá funcionar normalmente.





Mas se o seu computador contar com as versões Ultimate ou Enterprise do Windows 7, você poderá baixar o pacote de idiomas que quiser gratuitamente por meio do Windows Update. Para saber mais, visite a página de suporte que a Microsoft preparou exclusivamente sobre esse assunto.

3 Comments
You must be logged in to comment. Sign in or Join Now
  • Thanks really I like it

    icahberangas.blogspot.com

  • amazing!

    http://taiolaken.net

  • É verdadeiramente um pena que este recurso para mudança de idioma só esteja disponível para as versões do Windows Ultimate e Enterprise. Pois, a grande maioria dos notebooks acompanham a versão do Windows 7 são Home Premium, Professional, Starter ou Basic.

    Espero que a MS reveja essa política e presenteie os usuários com essa mudança!

    Atenciosamente,

    Paulo Oliveira.