Embora seja uma das estrelas do Windows 7, o software multimídia Media Center é pouco conhecido pelo público consumidor – muito menos explorado. Além de ser ideal para organizar todo o acervo de mídia do usuário, o que inclui fotos, músicas e vídeos, ele também pode ser utilizado para sintonizar sinal de TV e até mesmo gravar programas.

 

Mas o recurso que mais impressiona (principalmente os amigos que vêm visitar o feliz proprietário de um PC ligado à TV) é a capacidade que o Media Center tem de gravar a programação em tempo real. Na prática, isso resulta em um recurso “mágico”: poder dar pausa em um programa – um jogo de futebol, por exemplo – que está sendo transmitido ao vivo. Ou mesmo retroceder algumas cenas para rever um lance perdido por desatenção. Como o gol de seu time de coração (fato que pode afetar literalmente o músculo cardíaco do torcedor, em alguns casos).

 

Para que isso seja possível, é necessário que sua máquina tenha um sintonizador de TV – seja ele digital ou analógico, tanto faz. Se for embutido, melhor ainda, pois como é praticamente integrado à placa-mãe, sua detecção pelo Media Center se dará instantaneamente. Mas é possível fazer o mesmo com sintonizadores tipo USB, como o produto da Zagg, o sintonizador de TV digital EasyTV Hybrid (cujo teste será publicado em breve).

 

Gostou da ideia e quer se informar melhor? Dê um pulo no site que a Microsoft criou só para explicar como é possível assistir TV no monitor de seu computador.