Como criar contas de usuário e aprimorar a segurança

Como criar contas de usuário e aprimorar a segurança

  • Comments 2
  • Likes

E não é que o 2º episódio da websérie “As Crônicas de um PC” está dando o que falar? Depois que a Cilene passou a usar o notebook com mais frequência, não é que o maridão dela ficou com ciúmes? Ainda bem que ele percebeu que não havia nada de errado. Tanto que até ele passou a usá-lo para se informar melhor sobre como anda seu time do coração no Campeonato Brasileiro.

O melhor é que não foi só ele que “cresceu o olho” pra cima do computador da Cilene: muita gente da comunidade de Rio das Pedras passou a frequentar a casa deles para ter acesso às últimas novidades que andam circulando na internet, assistir a vídeos – e também fazer coisas úteis como pagar contas e afins.

Quando um computador é compartilhado com várias pessoas, ele pode ficar mais vulnerável às ameaças virtuais que andam soltas web afora. Para aprimorar a segurança do Windows 7, é sempre bom criar uma senha forte para o usuário principal e contas separadas para os demais. E para quem não “é de casa”, pode-se simplesmente criar uma conta de convidado. Isso é muito importante, pois é difícil ter um controle do que eventualmente cada usuário está acessando, seja na internet ou mesmo dentro da sua máquina. Afinal, sem uma senha de administrador, qualquer usuário pode acessar as pastas dos demais para ver fotos, vídeos e etc. E, é claro, antes de mais nada, tenha um bom antivírus instalado e atualizado. Caso ainda não tenha um, dê uma conferida no gratuito Microsoft Security Essentials.

Hoje em dia, os criminosos virtuais usam de muitas artmanhas para enganar os usuários menos cuidadosos. Mas se eles estiverem usando uma conta com poucos privilégios de administrador – conta esta que só deve ser utilizada pelo dono do equipamento ou apenas para fins de manutenção – as chances de infecção da máquina por um vírus são mínimas. Além disso, eles não conseguirão instalar nenhum programa, já que só a senha do administrador permite esse tipo de ação no computador. Assim, você não vai ter aquela surpresa desagradável de dar de cara com seu disco rígido cheio porque alguém instalou um monte de joguinhos.

Hoje, vocês vão aprender a não só criar contas de usuário mas também uma senha forte. Assim, sua máquina permaneçerá blindada contra problemas que porventura sejam gerados pelos próprios usuários. No Windows 7, esse processo é bem traquilo. Vamos lá?

Contas de usuário no Painel de Controle
O primeiro passo para se ter um computador mais seguro é criar uma senha para a conta principal, que é a de administrador. Isso é importantíssimo, pois apenas quem tiver essa senha poderá ter acesso total a todas as configurações e pastas do computador. Para tanto, abra o Painel de Controle e clique no item Contas de Usuário e Segurança Familiar.

Configuração de conta de usuário
Clique no item Contas de Usuário, depois em Criar uma senha para a conta. Basicamente, agora você pode inserir uma senha pessoal para que a sua conta seja acessada só por você.

Definindo senha de usuário
Mas não vá usar uma senha tipo “1234”- melhor nem ter de usar uma. Você pode obter dicas de como criar senhas fortes nesta página da Microsoft.

Adicionando conta nova
Bom, agora que sua máquina já tem senha, volte para o Painel de Controle e clique em Adicionar ou remover contas de usuário. É hora de criar novas contas!

Ativando conta de convidadoCaso seu equipamento seja acessado por muita gente de fora, é aconselhável criar uma conta de Convidado. Assim, ele não terá acesso a nenhuma pasta pessoal sua ou de qualquer outro usuário, além de não conseguir instalar nenhum tipo de programa. Para ativá-la, basta clicar no ícone correspondente (na tela anterior a esta acima) e confirmar a ativação. Depois disso, quando o computador for ligado, o ícone com a valise surgirá na tela principal ao lado dos demais usuários.

Criando nova conta de usuário
Para criar mais uma conta de usuário, volte até a janela de Contas de Usuário e Segurança Familiar e clique no item Adicionar ou remover contas de usuário.

Criando nova conta de usuário
Chegou lá? Bom, então clique no item Criar uma nova conta, que fica lá embaixo.

Definindo tipo de conta de usuário
Na tela acima, você informa o nome da conta e o tipo de conta que ela será. Para que esse usuário não tenha acesso total às configurações da máquina, como os filhos, por exemplo, selecione a opção Usuário padrão. Ao final, clique em Criar conta.

Nova conta criada
Depois, o dono da nova conta pode criar uma senha também. É só clicar no item correspondente e repetir o passo 2. Inclusive, é possível alterar a imagem do ícone pelas que o próprio Windows oferece ou mesmo uma foto que tenha sido transferida ou baixada para o computador. Basta clicar no item Alterar a imagem.

Para finalizar, perguntamos: vocês já tinham a preocupação de criar uma senha e contas separadas para cada usuário da sua máquina? Esperamos que sim, viu? Até mais!

2 Comments
You must be logged in to comment. Sign in or Join Now